Especialistas apresentaram e debateram propostas biotecnológicas de controle de pragas e doenças humanas, vegetais e animais durante a reunião da SBPC. Eduardo Chumbinho de Andrade, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) na área de mandioca e fruticultura, falou sobre as modificações transgênicas de mecanismos naturais presentes em plantas e sua aplicação biotecnológica na obtenção de espécies mais resistentes.
Estudantes das mais diversas áreas biológicas estiveram presentes na platéia, onde o convidado apresentou um panorama que retrata como essas tecnologias proporcionam a criação de plantas que melhoraram os sistemas agrícolas em níveis mundiais.
A convidada Professora Margareth De Lara Capurro Guimarães (USP) divulgou um projeto pioneiro de pesquisa da Universidade de São Paulo em parceria com a Biofábrica Moscamed Brasil, na criação da linha de mosquitos transgênicos para o combate de pragas como a dengue e a malária. O projeto piloto está sob análise em laboratórios de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, e pretende ser estendido para outras áreas do Brasil, dependendo apenas da aprovação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Ao fim das apresentações, o público participou ativamente do debate mediado pelo representante da SPBC, Aldo Malavasi.
Fotos no site da SBPC.
Ascom UFRB
Colaborou Toni Caldas – estudante de jornalismo (fotos e produção)