Saúde, profissão, alternativas econômicas, qualidade de vida, arte e lazer, foram alguns dos temas que fizeram parte da programação para a terceira idade na Reunião Regional da SBPC. A proposta foi oferecer atividades que pudessem proporcionar experiências significativas para esse público.
Dona Maria José Vieira participou da oficina Empreendedorismo na Terceira Idade, e diz que aprendeu muita coisa sobre seus direitos e novas possibilidades de trabalho e renda. Professor Ivo Gonzales, responsável pela oficina, disse que o objetivo foi incentivar o empreendedorismo, levando as pessoas informações que a permitam iniciar um novo ciclo produtivo.
Dona Maria Lúcia, de Cruz das Almas, preferiu a oficina Aprendendo a Técnica do Fuxico. Ela já faz artesanato e queria conhecer novas técnicas. “Estou gostando muito, é bom ter isso aqui em Cruz das Almas, pra gente aprender cada vez mais”, disse. A professora Jaciara, que ministrou a oficina, se empolgou com as participantes, diz que “mesmo sendo uma oficina para a terceira idade, atraiu muita gente jovem, interessada no fuxico, e é preciso resgatar essa técnica, que é uma tradição do recôncavo”.
Dóris Rabelo, responsável pela oficina Idoso e Memória, ressaltou o grande interesse do público da terceira idade pelas atividades. “Os idosos são sempre muito participativos, a procura foi grande e os alunos corresponderam bastante”, afirmou.
Fotos no site da SBPC.
Ascom UFRB
Colaborou Aquilino Paiva