No dia 15, durante a Reunião Regional da SBPC no Recôncavo, um projeto multidisciplinar sobre a Baía de Todos os Santos, desenvolvido por diversas instituições foi apresentado em uma mesa-redonda. O trabalho é um convênio do IMA (Instituto do Meio Ambiente), da FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia) e da Fundação Pedro Calmon com diversas instituições públicas de ensino superior do estado (UFRB, UFBA, UNEB, UESB, UEFS, UESC e IFBA).
Os avanços no estudo da Baía de Todos os Santos foram expostos a partir dessa mobilização científica. Coordenado por Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA), o projeto contempla múltiplas áreas e visões científicas para as problemáticas da Baía de Todos os Santos.
Participaram da mesa as Professoras Vanessa Hatje (UFBA) e Núbia Moura Ribeiro (IFBA), que coordenam, respectivamente, os dois principais enfoques: o ambiente humano, envolvendo as ciências humanas e sociais aplicadas; e o ambiente físico, composto pelas ciências exatas e biológicas. As palestras trataram dos aspectos geográficos da Baía de Todos os Santos e sua importância histórica, econômica e cultural para o estado e os resultados positivos alcançados ao longo do trabalho. Após as palestras, o debate foi coordenado pela Professora Carla Fernandes Macedo (UFRB).
Fotos no site da SBPC.
Ascom UFRB
Colaborou Toni Caldas - estudante de Jornalismo UFRB (fotos e produção)