Cachoeira foi uma das 111 cidades escolhidas, em todo o país, para receber a terceira edição do festival Vídeo Índio Brasil (VIB). Recentes produções com temática indígena serão exibidos simultaneamente nas cidades selecionadas. Toda a programação é gratuita.
O festival será realizado no Auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, em Cachoeira, situado no Quarteirão Leite Alves. Todos os dias, a partir das 17 horas, o Vídeo Índio Brasil vai apresentar uma programação com diferentes filmes, com entrada franca. Neste ano, estiveram na disputa 80 filmes de todo o Brasil para compor a mostra audiovisual do projeto. A curadoria do VIB selecionou longas e curtas-metragens nas categorias documentário, ficção e animação, compondo uma diversidade de produções realizadas por índios e não índios que mostram, por meio do audiovisual, peculiaridades das culturas indígenas de todo o país. Acompanhado dos filmes, mesas de debate serão desenvolvidas por estudiosos e representantes da causa indígena na Bahia.
O objetivo do festival é fortalecer e divulgar a temática indígena no Brasil. Em Cachoeira, a organização do evento é pelo Ponto de Cultura Terreiro Cultural.
Veja Programação Vídeo Índio Brasil.