Fechar
Página inicial Notícias Livro sobre poeta e jornalista cruzalmente será lançado na Casa de Cultura

Livro sobre poeta e jornalista cruzalmente será lançado na Casa de Cultura

21/07/10 12:01 , 13/01/16 15:39 | 1824

Jacinta Passos (nascida em 1914, falecida em 1973), foi professora, jornalista, militante política,  feminista, e viveu adiante do seu tempo. Nascida em Cruz das Almas, no ano da eclosão da Primeira Guerra Mundial, educada em tradicional família, Jacinta paulatinamente rompeu os limites impostos por sua época e situação social. Jornalista, ela foi das raras mulheres da Bahia, no início da década de 1940, a expressar publicamente suas opiniões, nem sempre concordantes com as da maioria. Poeta, hoje praticamente desconhecida, porque suas obras estavam esgotadas, lançou 4 volumes de poesia publicados em vida, todos em edições pequenas. Agora as Editoras baianas Corrupio e Edufba estão lançando  o livro JACINTA PASSOS, CORAÇÃO MILITANTE, que reúne todo o material encontrado da escritora.

Além de resgatar o que já foi publicado, o livro traz poemas e textos inéditos de Jacinta Passos, manuscritos por ela nos últimos anos de vida, quando esteve internada em um sanatório para doentes mentais. E traz seus artigos publicados nos jornais baianos das décadas de 1940 e 50, demonstrando que foi uma das mais ativas jornalistas do seu tempo.

Jacinta Passos, Coração militante reúne também toda a fortuna crítica que foi possível localizar sobre a escritora, um alentado conjunto de artigos elogiosos, assinados por críticos do porte de Antonio Cândido, Mário de Andrade, Gabriela Mistral (Prêmio Nobel de Literatura em 1945), Roger Bastide, Sérgio Milliet, Aníbal Machado, Paulo Dantas e José Paulo Paes, entre outros. Há ainda um conjunto de estudos inéditos sobre a obra de Jacinta, escritos especialmente para esta edição, de autoria dos intelectuais e críticos Ângela Baptista, Florisvaldo Mattos, Ildásio Tavares, Gerana Damulakis, Guido Guerra, Hélio Pólvora, Fernando Paixão e Simone Lopes Tavares.

Estes novos estudos lançam olhares contemporâneos sobre a obra e a vida da escritora.

O livro contém uma biografia de Jacinta, escrita por sua filha, Janaína Amado, que é historiadora e também a organizadora do volume, e que lançará o livro em Cruz das Almas, na Casa de Cultura, no dia 27 de julho de 2010, as 20h30min. Baseada em minuciosa pesquisa, a biografia contém diversas informações e revelações inéditas sobre a difícil existência de Jacinta.

O volume é complementado por um caderno de fotos e pelos belíssimos desenhos do grande artista Lasar Segall, feitos originalmente para a primeira edição do livro de Jacinta Canção da partida, de 1945. É uma publicação imperdível, para os que amam poesia e literatura.

A Casa de Cultura Galeno D’ Avelírio fica na Rua XV de Novembro, 56 – Centro, em Cruz das Almas.

Na dúvida, fale conosco!