UFRB sedia a Casa do Território do Recôncavo
15/04/10 21:00
,
13/01/16 15:38
|
2571
A Casa do Território, situada na área dos Projetos, no antigo bairro de professores, agrega o Conselho do Território do Recôncavo da Bahia, a Base de Serviço Territorial de Apoio a Comercialização, a INCUBA e o Cooperarte.
O Conselho do Território do Recôncavo da Bahia, composto por representações da sociedade civil e do poder público de 20 municípios, tem como objetivo construir e consolidar interações institucionais que buscam garantir um ambiente de inovações e de troca de informações, onde a colaboração é essencial para o desenvolvimento. A integração entre esses atores forma uma base de conhecimentos e de iniciativas fundamentais nos processos de criação de novos recursos, com base na sua organização e nos seus comportamentos coletivos que são os componentes maiores da inovação.
A INCUBA – Incubadora de Empreendimentos Solidários da rede UNITRABALHO é um programa da UFRB, que a partir de fomento na área de geração de trabalho e renda, busca contribuir na construção de um modelo de desenvolvimento de inserção social e econômica, combatendo a exclusão social, integrando a universidade como um dos atores que pode contribuir e ter contribuição no sentido de promover a extensão universitária integrada com o ensino e a pesquisa, com o envolvimento direto de docentes e de discentes de graduação e de pós-graduação e de técnicos. A INCUBA/UFRB desenvolve diversos projetos em parceria com outras instituições.
A Base de Serviço Territorial de Apoio a Comercialização é um programa vinculado ao Sistema de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária - SECAFES que tem como objetivo de assessorar territorialmente as organizações para articulação dos programas e das políticas públicas, como o PAA, o PNAE, entre outros, e tem apoio direto do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
A COOPERARTE é um grupo formado por discentes do curso de graduação de Gestão de Cooperativas que está em processo de formalização e busca contribuir na assessoria e na formação de empreendimentos econômicos solidários.
Durante a Inauguração aconteceu a Feira Territorial de Economia Solidária, que expôs produtos das cooperativas, associações e grupos informais.
Inaugurada no dia 15 de abril, a sede contou, na solenidade de entrega, com as presenças do Vice-reitor Sílvio Soglia, da Pró-reitora de Administração (PROAD) Rosilda Santana, com o Assessor de Projetos Especiais (ASSEPE) Geraldo Costa, Professora Tatiana Veloso, coordenadora da INCUBA, os Diretores do CETEC e CCAAB, respectivamente Professores Celso Borges e Alexandre Almassy, do Pró-reitor de Pesquisa Carlos Alfredo, e representantes da UEFS, SUAF, DIREC, do Centro de Formação Territorial, Sindicatos (Comerciários, Químicos e petroleiros e dos Trabalhadores Rurais), Prefeituras de Saubara, Conceição de Almeida, Cabaçeiras do Paraguaçu e órgãos de representação civil (Grupo de Mulheres do Batatan e Bom gosto, Agrovida, LGBT, Projeto AMA- Cruz das Almas, Coletivo de mulheres Jacinta Passos, Movimento estudantil Kizumba, Associação de Marisqueiros e Pescadores Bom Jesus, Associação de pequenos produtores Santa Sofia, SODEFISA-Saubara, Associação dos artesãos de Saubara, Cooperativa popular de artesãos de Acupe, CONTRATA – Nazaré) e estudantes de Gestão de Cooperativas.
UFRB e a Conferência Territorial de Economia Solidária
Nos dias 13 e 14 de abril a Coordenadoria de Desenvolvimento Social do Recôncavo da Bahia (CODES) realizou, com o apoio da UFRB e do Governo da Bahia, a Conferência Territorial de Economia Solidária do Recôncavo da Bahia, na UFRB, Campus de Cruz das Almas, com a participação de representantes dos 20 municípios do Território.
O evento teve o objetivo de reunir representantes de Empreendimentos Econômicos Solidários, de Entidades de Apoio e Fomento à Economia Solidária e Organizações do Poder Público, para juntos discutirem diretrizes para serem apresentadas na Conferência Estadual, de onde escolherão 100 delegados que vão representar a Bahia na Conferência Nacional de Economia Solidária em Brasília.
Maiores informações pelo e-mail: territorioreconcavo@yahoo.com.br
{gallery}noticias/incuba{/gallery}