Fechar
Página inicial Notícias Professores da UFRB capacitados em Lousa Eletrônica, serão multiplicadores

Professores da UFRB capacitados em Lousa Eletrônica, serão multiplicadores

23/09/09 13:48 , 13/01/16 15:37 | 2830
Cerca de 30  Professores e Técnicos, que pertencem aos cinco Centros da UFRB, receberam capacitação para utilizar o software da Lousa Interativa Smart Board. A pedagoga Adriana Martins, da empresa Scheiner, que representa a Smart Board no Brasil, desenvolveu o treinamento no software. Ela apresentou todos os recursos para três turmas de servidores da UFRB, capacitadas durante oito horas cada uma, nos dias 21, 22 e 23 de setembro.

A UFRB adquiriu de um representante local da Scheiner, a Compushop,  20 lousas, dez delas no modelo de 77” e dez de 94”.
As lousas permitem uma interação entre o professor e o conteúdo de suas aulas, de forma que ele possa escrever, colorir, desenhar, criar gráficos, buscar conteúdo na internet, fotografar e destacar o que quiser, gravar procedimentos em aúdio, vídeo e tudo isso ser recuperado em diversas páginas da lousa.

As lousas serão utilizadas em todos os centros de ensino, um passo importante, na opinião dos professores capacitados.

“Eu costumo fazer cálculos em minhas aulas e o quadro fica cheio. Tenho que ir apagando tudo pra liberar o espaço no quadro e se quiser um gráfico que já fiz, preciso desenhar de novo. Com a lousa fica tudo ali... ganho tempo de aula para usar em outras coisas, perfeito!” afirmou a professora de  matemática Maria Amélia, do CETEC.

Para o professor de ciências sociais do curso de Agronomia do CCAAB, Alexandre Almassy, o melhor da lousa é a possibilidade de construir conhecimento a partir da interação com o aluno durante a aula e depois gravar e enviar tudo para os estudantes, e aí, vai ser possível o aluno lembrar de cada etapa da aula.

A professora de expologia, expografia e exposição curricular do curso de Museologia do CAHL, Patrícia Santos, acredita que vai ser possível montar exposições interativas com a lousa e ela acha que os projetos do curso devem pensar em ter lousas em seus laboratórios.

Adriana, que capacita cerca de 3.500 pessoas por ano na lousa, não tem dúvidas que ela vai agilizar muitas atividades em sala de aula e modernizar em muito, as estratégias utilizadas pelos docentes da UFRB.

Os professores capacitados agora tem a obrigação de repassar aos colegas que não tiveram a oportunidade de estar no curso. É a UFRB rumo à Era da TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação.     

Na dúvida, fale conosco!