FAPESB aprova Curso de Especialização em Tecnologia Social da UFRB
21/09/09 10:10
,
13/01/16 15:37
|
2158
A proposta do curso de pós-graduação lato sensu Sociedade, Inovação e Tecnologia Social foi aprovada no Edital 018/2009 - Apoio a criação de Cursos de Especialização em Inovação da FAPESB. Com previsão para iniciar em março de 2010, o Curso é resultado da parceria entre as Pró-Reitorias de Extensão da UFRB e da UEFS e do Laboratório de Tecnologias Sociais da UNIFACS, com o apoio de instituições vinculadas a movimentos sociais do Comitê de TS da SECTI/BA.
Objetiva promover a formação de profissionais para atuar no processo de inovação, fomento, desenvolvimento, disponibilização e apropriação de Tecnologias Sociais. Serão 30 vagas para profissionais de nível superior que atuam ou desejam atuar como gestores públicos, assessores ou técnicos de empreendimentos econômicos solidários e de outras experiências coletivas na temática da inovação e da tecnologia social.
Apesar dos avanços em termos de formulação de políticas, formação de redes sociais e concessão de financiamentos direcionados ao fortalecimento de inovações em TS no país e no Estado da Bahia nos últimos anos, percebe-se ainda uma considerável carência de profissionais com formação adequada para atuar nesta área. Ou seja, há uma necessidade, tanto no âmbito estadual quanto nacional, de formar especialistas habilitados em gerir projetos de gestão de inovações em TS, atuar na formulação, gestão e fomento de políticas públicas de TS e que saibam compreender e avaliar criticamente a relação entre ciência, tecnologia e sociedade.
A coordenação na UFRB está por conta da professora Alessandra Azevedo, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas - CCAAB. Novas informações e abertura de inscrições serão futuramente divulgadas aqui no Portal da UFRB.