FAPESB aprova projeto do Grupo SAED do CCS
25/07/09 06:32
,
13/01/16 15:37
|
3322
O Grupo de Pesquisa Saúde, Educação e Desenvolvimento – SAED – aprovou o projeto de Aplicação da Neuropsicologia Comportamental para Intervenção nos Transtornos de Aprendizagem no Edital N.009/2009 - Popularização das Ciências da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB. O valor aprovado foi de R$ 33.698,97 que será aplicado na ampliação do projeto que já está em andamento. O projeto tem como objetivo desenvolver e testar procedimentos de reabilitação cognitiva, evitando prejuízos para o desenvolvimento escolar de crianças com dificuldades. Atualmente, esse projeto está atendendo vinte crianças. Os recursos permitirão ampliar o atendimento para mais 40 crianças, e o foco da intervenção para o modelo triádico: crianças, pais e professores. Durante as atividades do projeto foi desenvolvido um Manual de Estimulação Cognitiva que conta com três eixos: funções psicolingüísticas, visoespaciais e habilidades sociais e comportamentais, que será, futuramente lançado em duas versões impresso e software, caracterizados como mecanismos de inovação tecnológica. O SAED se orgulha de mais uma conquista que representa esforços e trabalho em equipe, sem a qual tais conquistas não seriam possíveis. Com esse resultado o SAED soma 15% de aprovação de editais no primeiro semestre.
Conquistas do Grupo Saúde, Educação e Desenvolvimento - SAED - no primeiro semestre de 2009.
Resultados positivos na aprovação do PIBIC, Edital 2009-2010 nas modalidades CNPq e FAPESB; premiação de trabalhos em congressos nacionais como as Menções Honrosas em 1º lugar do VIII Congresso de Neuropsicologia e Aprendizagem com o trabalho “PROCESSAMENTO LEXICAL EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: Interclínica Ribeiro do Valle” e a Menção Honrosa e 2 º Lugar do VIII Congresso de Neuropsicologia e Aprendizagem com o trabalho PADRONIZAÇÃO E VALIDADE DE CONSTRUTO DO PRÉ-BENDER : UM ESTUDO INICIAL DA BAHIA, INTERCLÍNICA RIBEIRO DO VALLE; trabalhos aceitos para publicação e apresentação no IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica: 1) ESTIMATIVA DA CONSISTÊNCIA INTERNA DO RAVEN INFANTIL EM UMA AMOSTRA DO INTERIOR DA BAHIA – Gustavo Marcelino Siquara, Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo, Carine Mendes Rocha, Patrícia Martins de Freitas 2) UM ESTUDO INICIAL DE NORMATIZAÇÃO E VALIDADE DE CONSTRUTO DA PROVA GRÁFICA DE ORGANIZAÇÃO PERCEPTIVA – Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Gustavo Marcelino Siquara, Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo, Carine Mendes Rocha, Patrícia Martins de Freitas 3) AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES LIGUÍSTICAS E MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA – Carine Mendes Rocha, Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo, Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Gustavo Marcelino Siquara, Patrícia Martins de Freitas 4) AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO LEXICAL EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UMA COMPARAÇÃO DE GRUPOS – Patrícia Martins de Freitas, Pedro Pinheiro-Chagas, Rui Roth-neves, Gustavo Marcelino Siquara, Carine Mendes Rocha, Vitor Geraldi Haase 5) ESTUDO COMPARATIVO DE DÉFICITS INFANTÍS EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA – Carine Mendes Rocha, Luna Maiana Araújo Freitas, Thiago da Silva Gusmão Cardoso, Gustavo Marcelino Siquara, Jaqueline Pacheco dos Santos Araújo, Patrícia Martins de Freitas 6) AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DO PROCESSAMENTO LEXICAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL – Jacqueline Miranda Pereira, Patrícia Martins de Freitas, Carine Mendes Rocha; o convite a um dos seus pesquisadores para ser parecerista do Ministério da Saúde no Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS do corrente ano.