Dia 08 de julho - Curso História Econômica e Político-social do Recôncavo
06/07/09 02:00
,
13/01/16 15:36
|
2146
As aulas serão sempre às quartas-feiras, das 17 às 19h, e aos sábados (um por módulo), das 8 às 12h e terá carga horária total de 60h. Mais informações no (75) 3425-2138.
As aulas serão ministradas no CAHL, antigo prédio da Fundação Hansen Bahia.
Promovido pelo CAHL, o curso destina-se aos estudantes da UFRB e demais interessados, incluindo professores da rede pública de ensino, líderes de organizações não governamentais, agentes culturais e comunidade em geral. Serão abertas 50 vagas, sendo 30 para estudantes da UFRB e 20 para o público em geral. Se estas cotas não forem atingidas, as vagas serão reabertas, sendo que o total não poderá exceder a 50.
No conteúdo, os aspectos mais relevantes da conquista e povoamento do Recôncavo Baiano, assim como sua importância no processo de expansão territorial brasileira pelo rio Paraguaçu, a partir do século XVI. A evolução econômica e formação social, desde o século XVI até início do século XIX, também farão parte dos temas tratados no curso, que vai discutir ainda a cultura e a tradição, voltada para a religiosidade e identidade étnico-cultural.
Apoiado numa bibliografia específica, o curso será ministrado em duas partes e cada parte terá dois módulos. A primeira parte será substancialmente histórica e a segunda será dedicada à análise específica dos aspectos econômicos que refletiram no substrato cultural do Recôncavo Baiano.
As aulas serão ministradas pelo professor Luiz Cláudio Nascimento, licenciado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana e mestre em Estudos Étnicos e Africanos pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA e contará como coordenadores, os professores assistentes, ambos da UFRB, Fabrício Lyrio Santos e Nuno Gonçalves Pereira. Além das aulas no CAHL, haverá ainda aulas de campo, em lugares já definidos, como Iguape e sítios históricos e culturais urbanos de Cachoeira e São Félix. O transporte será disponibilizado pela instituição para os estudantes inscritos.