Brasil e França comemoram 30 anos de parceria científica
25/05/09 02:01
,
13/01/16 15:36
|
1472
Salvador é o cenário das comemorações dos 30 anos de parceria entre Brasil e França no desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica dos dois países. Nos dias 24 a 26 de maio, acontece o seminário 30º Aniversário do Convênio Capes/Cafecub, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), pelo Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária e Científica com o Brasil (Cofecub) e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Cientistas, pesquisadores, mestres e doutores apresentam trabalhos desenvolvidos por grupos de pesquisa conjuntos paralelamente em ambos os países. Ao todo, 61 projetos ganham destaque em ateliês temáticos simultâneos, apresentações e murais. Também será realizada uma mesa-redonda sobre as perspectivas do acordo Capes/Cofecub e sua articulação com outros programas, que encerra o evento.
Participam do seminário os presidentes da Capes, Jorge Guimarães, do Cofecub, Pierre Jaisson, e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis. Também estarão presentes o embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute, e o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar de Almeida Filho.
Três décadas de parceria
O acordo entre a Capes e o Cofecub se traduz em um programa de cooperação universitária entre o Brasil e a França que apoia projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior com o objetivo de estimular a formação e o aperfeiçoamento de doutorandos e docentes.
Criado em 1978, o programa resultou até agora em 659 projetos em todos os campos disciplinares. Atualmente 124 projetos estão em vigência, cinco dos quais ligados à UFBA, que já teve 24 projetos contemplados nestes 30 anos de acordo.
O apoio consiste em fomento a missões de trabalho, bolsas de estudo e recursos de custeio. Missões de trabalho são viagens de pessoas da equipe do projeto, com duração entre dez e 21 dias. As bolsas são ajudas de custo concedidas a estudantes brasileiros indicados pelo coordenador do projeto, nas modalidades pós-doutorado e estágio de doutorando no exterior (doutorado-sanduíche). São concedidas duas bolsas por ano de execução do projeto.
Cada equipe pode apresentar apenas uma proposta de projeto, o qual deve ter duração máxima de quatro anos. Sua composição é de quatro pesquisadores vinculados a curso de doutorado de uma ou mais instituições de ensino superior brasileiras, tendo como coordenador um docente com título de doutor há pelo menos quatro anos. A proposta deverá conter previsão de formação de recursos humanos nas modalidades doutorado-sanduíche e estágio pós-doutoral.
Local do evento: Bahia Othon Palace Hotel
Avenida Oceânica, 2294 - Ondina –
Salvador - BA - Brasil - 40170-010