UFRB sediou o I Seminário Cidadania e Diversidade
13/05/09 10:26
,
13/01/16 15:36
|
2971
Aconteceu no dia 15 de maio, o I Seminário Cidadania e Diversidade, com o tema 'combatendo a homofobia institucional', com a palestra “Combatendo a Homofobia Institucional”, ministrada pela pedagoga e atualmente vereadora da cidade de Salvador, Olívia Santana (PCdoB) e a mesa-redonda com o presidente do Grupo GLICH, de Feira de Santana, e membro do Fórum LGBT Baiano, Rafael Carvalho.
O auditório da PRPPG da UFRB reuniu cerca de cem participantes, entre estudantes, pró-reitores e professores. Os secretários municipais de planejamento (Helca Hassegawa), políticas especiais (Ilza Francisca) e cultura (Mário do Jornal), além de representantes dos deputados estaduais Bira Coroa, Herege Sacramento, e Neusa Cadore, Beth Silva, e do deputado federal Luís Alberto, Isac Afonso e Tafarel (todos do PT), e o vereador cruzalmense Gerson Rubronegro (PSDB), proponente do projeto de lei que dispõe o dia 07 de dezembro como Dia Municipal de Combate à Homofobia, estiveram presentes.
Na opinião dos participantes, o seminário foi uma excelente oportunidade de aproximar a universidade, a sociedade civil e poder público cruzalmense do universo que compreende lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. Os estudantes permaneceram até o final do evento e demonstraram enorme atenção às questões suscitadas, principalmente no tocante à criação e implementação de políticas públicas que visem garantir a cidadania, resgatando a dignidade e auto-estima deste segmento tão massacrado historicamente. Eles propuseram mais espaços de discussão sobre a temática nos quatro campi da UFRB.
Segundo o Pró-reitor de Extensão, Aelson Almeida, grande propulsor do evento, o Grupo LGBT OMNI e a sociedade em geral, devem sempre procurar ocupar os espaços da universidade pública.
Perfil dos Palestrantes:
Olívia Santana (PCdo B - SSA) - Vereadora e pedagoga. Desenvolve estudos nas áreas de gênero, raça/etnia e orientação sexual.
Rafael Carvalho - Presidente do Grupo GLICH de Feira de Santana, representante do Fórum LGBT Baiano e do Fórum Baiano de ONGs que atuam na causa DST/AIDS - FOBONG.
Beth Silva - Assessora da Dep. Est. Neusa Cadore (PT-BA), Militante do movimento feminista.
Certificados da PROEXT/UFRB.
{gallery}noticias/diversidade{/gallery}