Fechar
Página inicial Notícias [Artigo] Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da UFRB: Uma Construção Coletiva

[Artigo] Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da UFRB: Uma Construção Coletiva

15/05/07 13:51 , 13/01/16 15:25 | 5550
A UFRB vem passando por um processo de reformulação do Projeto Pedagógico dos cursos de graduação, no intuito de desencadear a formação de profissionais voltados para a realidade político-social e econômica, bem como ao contexto demográfico e epidemiológico, nacional e regional, no qual estão inseridos. Entendemos que a elaboração do projeto pedagógico de curso é um processo de construção coletiva, do qual devem participar docentes, discentes, profissionais e comunidade. Como parte preliminar deste processo, a comissão responsável pela reestruturação curricular do Curso de Enfermagem, composta pelos professores Daniela Biscarde, Darci de Almeida, Paulo Juiz, Tânia Santana, após articulação junto à secretaria municipal de saúde, em janeiro de 2007, desenvolveu oficina com profissionais que atuam em diversos setores do sistema de saúde municipal objetivando discutir as competências e habilidades necessárias ao enfermeiro, bem como refletir sobre o perfil desejado para o egresso da UFRB. Os participantes apontaram reflexões acerca da importância de um currículo equilibrado, em que todas as áreas de atuação do enfermeiro sejam contempladas, possibilitando ao aluno uma formação generalista. O produto da oficina revela questões ligadas à necessidade de transformação das práticas de saúde repercutindo na implementação de modelos de atenção alternativos. Assim, acreditamos ser fundamental um Projeto Pedagógico de Curso que contemple o conhecimento técnico-científico e o compromisso ético-político com aspectos relacionados à valorização e defesa da vida, possibilitando ao futuro profissional desenvolver seu processo de trabalho de maneira crítico-reflexiva, valorizando a interdisciplinaridade e os aspectos humanísticos, além da prestação de serviços de saúde resolutivos voltados para as necessidades de saúde da população. O resumo com relato de experiência deste processo foi enviado para apreciação da comissão de temas do IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde e XIV Congresso Internacional de Políticas de Saúde, objetivando ser apresentado no referido evento. Atualmente estamos desenvolvendo a caracterização dos discentes, através de questionário aplicado aos alunos do curso, etapa com participação da professora Cláudia Feio, que recentemente foi integrada à comissão de reestruturação curricular.

Profª. Daniela Biscarde - CCS - UFRB

Na dúvida, fale conosco!