A criação dos Polos de Apoio Presencial e dos cursos a serem ofertados pelo sistema UAB é organizada mediante chamadas públicas. Até o momento, dois editais foram lançados, o UAB 1/2005 e o UAB 2/2006. Os editais contêm regras para a implantação de polos UAB e oferta de cursos pelas instituições públicas de ensino superior.
A proposta de criação de um polo deve partir do próprio município ou governo de estado que elaboram o projeto para implantação apresentando detalhes de infra-estrutura física, logística de funcionamento, descrição de recursos humanos para o Polo funcionar e lista de cursos e vagas pretendidas.
As cidades/polos candidatas são avaliadas in loco e neste momento, é analisado o potencial em adotar e manter o sistema. A candidatura pode ser aceita integralmente, condicionada a modificações ou negada. Em um processo relativamente similar as instituições de ensino superior também têm seus projetos avaliados. Os dados da oferta de cursos e a demanda dos municípios são cruzados e se estabelece um resultado final.
Categoria: Educação à Distância
Na dúvida, fale conosco!