Fechar
Evento

Oficinas de Artes Visuais para Estudantes no Colégio Polivalente em São Gonçalo dos Campos

24/07

Colégio Estadual Polivalente - São Gonçalo dos Campos

rebecamotta00@gmail.com

O lançamento do projeto workshop multiartístico "O lugar das artes no processo de construção identitária" será no dia 24 de julho, no Colégio Estadual Polivalente, situado no município de São Gonçalo dos Campos, e é direcionado aos estudantes.

O projeto é coordenado por Michele Mota, graduada em Serviço Social pela UFRB, com especialização em Gestão da Inovação e Desenvolvimento Regional pela UFRB/FAPESB, e mestra em Ciências Sociais pela UFRB. Participam do projeto, o mestre em Antropologia pela UFRB, Valdir Alves; a jornalista egressa da UFRB, Rebeca Mota; e a estudante de Jornalismo, Beatriz Pankará (UFRB).

O workshop é uma formação em dois segmentos das Artes Visuais: fotografia e desenho realista. Através de oficinas, busca-se contribuir para o processo de aprendizagem sobre a construção identitária, formação e preservação da memória, observando o papel da imagem e representação nesse diálogo. As oficinas serão ofertadas em julho, agosto e setembro, ocorrendo semanalmente.

Oficinas

Oficina "Retrato como Ato": No comando desta oficina, o oficineiro Valdir Alves demonstrará aos participantes como a fotografia pode ser um meio de expressão pessoal e social. Graduado e mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Valdir atua no cruzamento da antropologia cultural e visual. Seus trabalhos abrangem desde pesquisas acadêmicas até projetos cinematográficos premiados, explorando temas como o imaginário fotográfico do século XIX na Bahia.

Oficina "Retrato como Traço": Darlene Machado ensinará aos participantes a aprimorar a observação e a precisão dos desenhos. Graduada em Letras Vernáculas e Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Darlene desenvolve atualmente pesquisas sobre técnicas realistas de retrato, que comporão o projeto de sua segunda exposição.

Financiamento

O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. 

A Lei Paulo Gustavo (PGBA) foi criada para efetivar ações emergenciais de apoio ao setor cultural, conforme a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

 

Evento publicado em: 12/07/2024

Na dúvida, fale conosco!