“Agricultura precisa mudar para ser amiga do meio ambiente” Ir direto para menu de acessibilidade.

“Agricultura precisa mudar para ser amiga do meio ambiente”

Publicado: Terça, 24 Julho 2012 14:49

David Williams (IICA)

A atividade que gera renda para 20% da população e também se configura como atividade imprescindível para produção de alimentos precisa mudar seus paradigmas para que seja mais amigável com o meio ambiente. “A agricultura tem papel predominante para alcançar um desenvolvimento sustentável”.

Esta foi a toma da entrevista com o Gerente do Programa de Agricultura, Manejo dos Recursos Naturais e Mudanças Climáticas do IICA, David Williams, que fala sobre a seriedade de se inserir o tema agricultura nas discussões da Conferência e faz um alerta aos representantes governamentais dos Estados Membros do Instituto presente do evento.

“É importante que os países do IICA, presentes na Rio+20, destaquem a agricultura nas decisões e acordos da Conferência. É importante que em qualquer agenda de desenvolvimento sustentável inclua-se a agricultura, por seu impacto nos recursos naturais”, destacou Williams.

Em uma sociedade cada vez mais consciente da necessidade de considerar a inclusão social e a redução das emissões de CO2 ao sistema produtivo vigente, a economia verde toma novas forças para converter-se em um dos termos de maior relevância nas discussões globais.

Também em entrevista, Manuel Rodolfo Otero, Representante do IICA no Brasil, apontou a fortaleza do Instituto no país na tentativa de sair “do discurso à prática” do conceito de economia verde.

“Como chegamos à prática deste conceito de economia verde e agricultura familiar?

Se entendermos que Economia Verde significa colocar o homem, a família no centro das discussões e, a partir daí, considerar o tema dos Recursos Naturais, pensando nas gerações futuras, o que o IICA faz na prática, é, por meio, da parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA) e o NEAD é propor a estes parceiros mais e melhores políticas de gestão territorial a partir de onde estão os atores, onde acontecem os problemas”, disse Otero.

O Representante do IICA no Brasil falou ainda sobre os resultados do Congresso Virtual Economia Verde e Inclusão Socioprodutiva - Reflexões para a Rio+20, realizado pelo Instituto em parceria com o MDA, em abril último, que aponta para necessidade de criar um novo modelo de Desenvolvimento Sustentável focadas na aliança Campo x Cidade.

Tema água - Ainda como parte das entrevistas realizadas no âmbito da Rio+20, o Coordenador da área de Recursos Naturais do IICA no Brasil, Gertjan Beekman, destacou o tema tratado no painel intergovernamental de mudanças climáticas que fez um alerta para um cenário que deve ser considerado a partir de agora, fruto do uso competitivo da água.

“As regiões que hoje são geograficamente favoráveis para produção hídrica podem ser impactadas em função da redistribuição desse recurso vital para produção de alimento no futuro, o que vai requerer dos governos uma nova postura em termos de planejamento e principalmente, para onde vai essa infraestrutura toda que dá suporte hoje ao sistema de produção”, lembrou Beekman.