Osmundo Santos de Araujo Pinho

s200 osmundo.pinho

Territorialidade, patrimônio e Violência no Recôncavo da Bahia

Currículo Lattes lattes-icon

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003). É Professor Associado II no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus de Cachoeira, no programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. É professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia e Pesquisador Associado I no Instituto de Estudos da Africa da Universidade Federal de Pernambuco. Cumpriu estágio Pós-Doutoral como Visiting Scholar no African and African Diaspora Studies Department da Universidade do Texas em Austin, apoiado pela CAPES por meio de bolsa Estagio Sênior (Nov. 2013-Dez. 2014). Tem experiência em Antropologia e Estudos Culturais, com ênfase em Teoria Antropológica e em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras e da Diáspora, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, sexualidade e gênero.

Projetos em andamento:

Brincadeira de Negão : Subjetividade e Identidade de Jovens Homens Negros na Bahia

Nessa proposta apresentamos projeto de pesquisa sobre a produção de subjetividades masculinas racializadas na Bahia. Acreditamos na relevância da proposta notadamente em relação à urgência de entendermos melhor os processos subjetivos, articulados como estruturas de sentimento, que conectam a subjetividade masculina negra e/ou popular a padrões particulares de práticas sexuais, identidade de gênero, e violência/vitimização letal, o que, além de um drama social de elevada intensidade, como o Mapa da Violência 2012 (2012) aponta , interroga com vigor o campo das ciências sociais brasileiras e seus modelos teóricos.