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Maria Salete de Souza Nery

Publicado: Terça, 26 Mai 2020 15:27

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Grupo de Pesquisa Corpo, Socialização e Expressões Culturais (ECCOS/UFRB)

Currículo Lattes lattes-icon

orcid 128x128 https://orcid.org/0000-0002-7723-2243

 

Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2009), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (2000) e graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1996). É professora associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É credenciada como docente permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e ao Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Socialização e Expressões Culturais (ECCOS/UFRB) e pesquisadora do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB). É membro do comitê editorial da revista Arquivos do CMD. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura e Teoria Social, atuando principalmente nos seguintes temas: economia simbólica, consumo, cultura.

 

Projetos em andamento:

Corpo, sociabilidades e afetos: trajetórias, trânsitos e experiências

O objetivo do projeto é, a partir da triangulação entre corpo, sociabilidade e afetos, dar conta de múltiplas experiências de relacionamento social, no sentido de entender os mecanismos de socialidade, de socialização e de afetos que conformam, mobilizam e movimentam diferentes figurações humanas e constituem diversificados sistemas sociais de classificação, com particular atenção às trajetórias de pessoas marcadas pelo trânsito espacial e de grupos.

 

Memória e Construção Social dos Gostos: Relações entre Cultura, Mercado e Consumo

O objetivo da pesquisa é compreender práticas de consumo em contexto capitalista em sua relação com os processos sócio-históricos de formação dos gostos. Para tanto, articula os temas da memória, da formação dos gostos e do consumo a partir do mercado nacional de perfumes, produto que, por suas características simbólicas, é assumido no âmbito da pesquisa como bem cultural e, portanto, da ordem da economia simbólica, âmbito da sociologia da cultura.

 

Memória, Imagens e Discursos nas Experiências Contemporâneas

Quando nos referimos ao tema da memória, um dos pontos que permanece candente logo se descortina alvo de polêmicas: são os critérios para indicar e aferir a apresentação adequada dos domínios mnemônicos. O foco desta pesquisa está justamente na compreensão/debate sobre diferentes modalidades de materialização da memória. Para isto, os objetos priorizados são aqueles em que se acentuam o tema da forma das expressões na qualificação de conteúdos significacionais. Assim, os corpus analisados podem ser tanto discursos quanto materialidade imagéticas veiculadas nos mais variados suportes midiáticos que compõem as formações culturais com interferências nas experiências contemporâneas.

 

Perfume: cheiro, civilidade, industria e afeto: uma perspectiva sociologica

O objetivo deste trabalho e compreender o gosto ocidental pelo consumo de perfumes a partir da relaçaoo entre aquilo que aqui estao¡ sendo chamado de aromatizaçao do mundo e processo civilizador moderno tomando o caso brasileiro, em termos de produção e consumo, enquanto pais lider mundial no consumo de fragrancias e, especificamente, Salvador e Feira de Santana, enquanto cidades de grande e médio porte da Bahia, estado nordestino e que, portanto, compoe a regiao de maior consumo de perfumes para uso pessoal dentro do pais.

 

 

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