CCA 503 Métodos de Controle de Pragas
CÓDIGO: CCA503
COMPONENTE CURRICULAR: MÉTODOS DE CONTROLE DE PRAGAS
CARGA HORÁRIA: ( 68 ) Teórica ( 34 ) Prática TOTAL: ( 102 )
EMENTA:
Conceito de praga, nível de dano econômico e nível de controle. Aspectos da amostragem, da identificação taxonômica e da bioecologia dos insetos-pragas e de seus inimigos naturais como ferramentas das estratégias de controle de pragas. Princípios e táticas dos métodos de controle de pragas: legal, cultural, físico, mecânico, por comportamento, por meio de plantas resistentes, biológico, químico e integrado. Manejo de pragas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Introdução ao curso:
1.1. Apresentação do programa da disciplina; bibliografia; metodologia de avaliação.
1.2. Noções sobre identificação das principais famílias de insetos de interesse agrícola.
1.3. Conceitos de Praga, Nível de Equilíbrio, Nível de Controle e Nível de Dano Econômico
- Amostragem de insetos:
2.1 Noções sobre distribuição das populações de insetos
2.2. Técnicas de amostragem de insetos nas culturas
3. Métodos de Controle de Pragas
3.1. Controle Mecânico: princípios e táticas do Controle Mecânico de Pragas
3.2. Controle Físico: princípios e táticas do Controle Físico de Pragas
3.3. Controle Cultural: princípios e táticas do Controle Cultural de Pragas; emprego das práticas culturais no controle dos insetos, baseando-se em conhecimentos ecológicos e biológicos das pragas.
3.4. Controle Legal: princípios e táticas do Controle Legal; Leis e Portarias que exigem a aplicação de medidas de controle dos insetos
3.5. Controle por Comportamento: princípios e táticas do Controle de Pragas por Comportamento; noções sobre semioquímicos.
3.6. Controle por Resistência de Plantas aos Insetos: princípios e táticas do Controle de Pragas por meio de Plantas Resistentes; graus, causas e tipos resistência de plantas aos insetos; fatores que influenciam a resistência das plantas aos insetos.
3.7. Controle Biológico: princípios e táticas do Controle Biológico de Pragas. Agentes empregados no controle biológico; criação de insetos visando o Controle Biológico de Pragas.
3.8. Controle Químico: princípios do Controle Químico de Pragas; classificação dos inseticidas; formulações; modo de ação, poder residual, período de carência, toxicidade e cálculo para aplicação de inseticidas.
3.9. Controle Integrado de Pragas: princípios do Controle Integrado de Praga; combinação entre táticas de mais um método de controle de praga; inseticidas seletivos; aplicação seletiva de inseticidas; seletividade fisiológica; fatores bióticos e abióticos; resurgência de pragas; erupção de pragas secundarias.
3.10. Manejo de Pragas: princípios do Manejo de Pragas; exemplos de manejo de pragas no Brasil e no Mundo
Redes Sociais