A Família Santos e a Arte Ceramista em Cachoeira
A Família Santos representa desde o início do século XX a tradição da arte ceramista em Cachoeira - Ba. A partir de Chiquinho de Babá, passando por seus filhos, netos e, recentemente, por seus bisnetos a cerâmica esteve sempre presente no cenário da cidade.
A produção de cerâmica da Família Santos criou, cria e continuará criando representações da religiosidade, seja afro-brasileira ou católica – orixás, santos e presépios; das festas profanas e populares – Festa d’Ajuda, Irmandade da Boa Morte; e recentemente, pelas mãos de Flor do Barro, das figuras dos super-heróis dos desenhos animados e revistas em quadrinhos,
A cultura popular permanece viva e presente no mundo onde o virtual e a novidade tecnológica vem quebrando todas as barreiras e quase já não se fala em barreiras diante de tanta velocidade do que está se convencionando ser visual, sensível e do que deve ser apreciado para logo depois ser descartado, esquecido e substituído pelo novo do agora mesmo.
É assim, na contramão desse modo de pensar o mundo e mesmo assim, nele inserido, que a Família Santos mantém a tradição da arte ceramista viva, ao passá-la de geração a geração.
Que as novas tecnologias sejam utilizadas para a divulgação da arte dessa gente e que de alguma forma possa contribuir para a perpetuação da cultura popular no Recôncavo da Bahia.
Texto: Luciana Sacramento