ARTE AFRICANA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: QUESTÕES FUNDAMENTAIS
O curso compõe o projeto "Conectando Histórias da Arte: Ensinando e Pesquisando Arte Não-Europeia em Universidades Brasileiras". O projeto é uma iniciativa da Unicamp, com apoio da Getty Foundation, e conta com outras universidades parceiras além da UFRB - UFPA, UNILA e Tufts University. Serão oferecidos dois componentes este semestre. Ambos serão on-line - serão criados plataforma e site específico para o curso - e terão estudantes e pesquisadores das universidades participantes, sendo as aulas ministradas por professor visitante estrangeiro, pesquisadores da Unicamp e das universidades colaboradoras.
O curso "ARTE AFRICANA MODERNA E CONTEMPORÂNEA:
QUESTÕES FUNDAMENTAIS" está sendo ofertado pelo Programa de Mestrado em História da África, Diáspora e Povos Indígenas. A matrícula ocorrerá no período que consta no calendário, e as aulas começarão no dia 03/08/2022. As aulas ocorrerão de modo remoto às quartas-feiras das 14h00 às 16h00.
Como o curso será em conjunto com estudantes da UNILA, seguiremos o calendário de feriados nacionais comum a todos e todas.
Mais informações sobre o projeto:
"ARTE AFRICANA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: QUESTÕES FUNDAMENTAIS"
Profa. Dra. Sabrina Moura (NEANE/UNICAMP)SOBRE O CURSO
Este curso, concebido em diálogo com a Prof. Z.S. Strother (Columbia University), apresenta uma introdução às expressões artísticas produzidas no continente africano, dos anos 1960 até o presente. De obras a práticas expositivas, o curso traz uma série de estudos de caso que iluminam os contextos históricos e políticos nos quais os trabalhos foram produzidos. Ao abordar as oportunidades e desafios do estudo e pesquisa da arte africana contemporânea no contexto brasileiro (e latino-americano), o curso argumenta que o campo oferece perspectivas teóricas importantes para temas cruciais da história da arte, hoje — para além de um quadro puramente geográfico. Assim, ao longo das aulas, vamos explorar temáticas como temporalidades (moderna/contemporânea), cartografias de produção artística (local/global), identidades (pertença diaspórica/nacionalismos/gênero/raça) e políticas da memória(arquivos/história/fotografia).