Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Seleção 2015-1

Documentos do Processo Seletivo

Oportunamente serão divulgadas mais informações referentes à matrícula e outros procedimentos de ingresso.

Bibliografia da Prova escrita:

  • BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2005
  • CANDAU, Vera Maria. Cultura (s) e educação: entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
  • CHALHOUB, Sidney. Visões da Liberdade. São Paulo, Cia das Letras, 1990.
  • FRAGA, Walter. Encruzilhadas da Liberdade. 1870-1910. São Paulo, Unicamp, 2006.
  • GINZBURG, Carlo. Mito, Emblemas e Sinais. Morfologia e História. São Paulo. Cia das Letras, 1999.
  • GOMES, Nilma Lino, SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalve s e (Orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores: índios e negros. Belo Horizonte – MG: Autêntica Editora, 2002.
  • HOBSBAW. Eric. J. e RANGER, Terence. A Invenção das Tradições. São Paulo. Livraria Martins, 1997.
  • KI-ZERBO, Joseph (org.). História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África – 2.ed. rev. – Brasília : UNESCO, 2010. (Introdução geral)
  • MIRIAM, A. Engendrando um novo feminismo: mulheres liderança de base. Brasília.UNINESCO, 1998.
  • MUNANGA Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Identidade nacional versus identidade negra. São Paulo: Vozes, 1999.
  • PIRES. Antonio Liberac Cardoso Simões Pires. As Associaçõe s dos Homens de Cor em São Paulo. Tocantins, MEC/UFT, 2001.
  • SILVA, Alberto da Costa. Um Rio Chamado Atlântico - A África no Brasil e o Brasil na África. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, Ed. UFRJ, 2003. ( capítulo "A História da África e sua importância para o Brasil")
  • SILVA, Aracy Lopes da; GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. A temática indígena na Escola: Novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. 4 ed. São Paulo: Global; Brasília: MEC; MARI, UNESCO, 2004.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página