Ocorreu de 17 a 20 de Novembro o II Ciclo de Palestras do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Ufrb
O “II Ciclo de Palestras do Mestrado Profissional Em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas” e a Exposição “A Sacralização das Ruas” ampliou as possibilidades de trocas de conhecimento técnico, teórico e pedagógico entre discentes, docentes e a comunidade Cachoeirana envolvida direta e indiretamente nas temáticas abordadas no evento. O qual propiciou, ao publico em geral, diferentes momentos de formação, vinculados aos Programas de Pós-Graduação Internacional e nacional.
A iniciativa também reuniu mesas de debates sobre Estudos Africanos com professores e pesquisadores angolanos moderada pelo professor Juvenal de Carvalho, professor do PPGMPH; e duas mesas de propostas de se instituir no referido PPGMH os Estudos das Línguas Africanas no Recôncavo da Bahia com a especial participação da Profa.
Yeda Pessoa de Castro, Fernandes Portugal, Iyakekeré Josenilda Barbosa Bispo do terreiro Ilê Maróiialajì Alaketu, sob a mediação do presidente da Fundação Paulo Dias Adorno, o agente cultural Marcelino Gomes de Jesus, no período da manhã e dos professores Dr. Antônio Liberac Cardoso Simões Pires e Dr. Gabrielle Crossi da Assessoria de Assuntos Internacionais da UFRB.
A Exposição "A Sacralização das Ruas" que compõem o evento acima citado objetivou apresentar por meio de material audiovisual, planos fotográficos e vídeos de expressões ritualísticas dos processos da cosmovisão da diáspora nos rituais da sacralização fomentadas pelas festas religiosas de Cachoeira e São Felix. Dessa forma, a Comissão Organizadora do Evento buscou provocar a compreensão epistemológica dos vários elementos corporais implícitos na relação histórica, antropológica, linguística, musical e ritualística que configuram as culturas afrobrasilieira dos povos das Américas.
Segue abaixo as Fotografias: