Exposição Árvore do Esquecimento
Árvore do Esquecimento
Exposição da artista plástica Tina Melo, aluna do programa de Mestrado Profissional em História da África, Diáspora e Povos Indígenas. Tina foi contemplada com o Edital Portas Abertas para as Artes Visuais 2013 da FUNCEB.
Baseada nas histórias que rondam a vinda dos negros africanos para o Brasil no processo de colonização, e que narram o ritual do esquecimento das raízes e identidades para então atravessar o Atlântico: As voltas dadas por homens e mulheres na Árvore do Esquecimento antes do embarque em Ouidah no Benin, seriam responsáveis pelo esfacelamento da memória, como num tipo de apagador capaz de anular as lembranças e tornar essas pessoas suscetíveis ao trabalho escravo sem que viessem a se rebelar.
Contudo percebemos na luta e resistência do povo negro o contrário dessa afirmação, e vamos encontrar no candomblé uma das manifestações mais intensas da concretude e manutenção dos valores, práticas e visões trazidas para o Brasil no processo de diáspora.
A tentativa de induzir o esquecimento torna-se então um mote para a persistência, para a recriação de um estar no mundo que nos chega até os dias de hoje como lembrança dos nossos antepassados africanos.