Quilombolas e políticas públicas: um estudo de caso sobre a comunidade de Santiago do Iguape (Cachoeira-BA)
No período de 20/03 a 22/03/2015, os alunos matriculados no componente curricular “Desigualdades sociais e raciais”, sob orientação da Profa Ivana Muricy, e a Profa Sielia Barreto participaram de trabalho de campo na Comunidade Quilombola de Santiago do Iguape (Município de Cachoeira). As fotos registram esta atividade para a memória do CSTGP.
O trabalho de campo teve por objetivo a coleta de dados primários, visando à elaboração do trabalho final do componente curricular, que consiste em um estudo de caso sobre como as políticas públicas voltadas para as comunidades quilombolas vêm sendo aplicadas, buscando identificar as dificuldades de implantação, as demandas e carências das comunidades. Assim, será possível traçar um paralelo entre o que está planejado nas políticas públicas e o que de fato vem sendo implantado.
O trabalho também coletou dados para a realização de um evento com a comunidade em maio de 2015, no qual ocorrerá além da apresentação dos resultados da pesquisa e entrega da versão impressa do estudo, algumas atividades práticas na comunidade, que serão definidas com base nas demandas dos moradores, levantadas no trabalho de campo.
As fotos foram tiradas pela Profa Ivana e pelos alunos Mariana, Ronaldo, Ismar Jones e Leandro.