Profa. Lys Vinhaes, em coautoria, publica artigo sobre os indicadores qualitativos utilizados na avaliação da pós-graduação em educação. Confira!
Em agosto de 2024, em coautoria com os Profs. Robert Verhine (UFBA) e Angelo Ricardo de Souza (UFPR), a professora de Gestão Pública Lys Vinhaes publica artigo no qual discute(m) o comportamento dos indicadores qualitativos no processo de avaliação da Pós-graduação no Brasil. Clique aqui para conferir o texto na íntegra.
Resumo
Neste artigo, analisa-se a avaliação da pós-graduação na Área de Educação da CAPES, entre 2017-2020, destacando as mudanças decorrentes da ampliação do uso de indicadores qualitativos. Após a contextualização da avaliação e a discussão de aspectos teóricos sobre o tema, descreve-se o processo adotado para a objetivação da avaliação e os resultados obtidos, por análise de regressão, do comportamento dos indicadores quanti e qualitativos na definição das notas dos programas da Área. Propõe-se redução do número total de indicadores, valorização dos indicadores qualitativos como fontes importantes para o feedback necessário para a melhoria do programa e de adoção de processos de objetivação derivada da construção de critérios avaliativos que parametrizem o trabalho da avaliação.