Aspectos Gerais
Justificativa
O Curso Licenciatura em Física foi implementado no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no ano de 2007, justificado pela inexistência de cursos de Licenciatura em Física na Região. Na época de sua implementação, uma estimativa do MEC indicava uma carência de 225.000 professores nas Áreas de Física, Matemática e Química, indicando a necessidade da formação de professores nestas Áreas.O Curso Licenciatura em Física foi implementado no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no ano de 2007, justificado pela inexistência de cursos de Licenciatura em Física na Região. Na época de sua implementação, uma estimativa do MEC indicava uma carência de 225.000 professores nas Áreas de Física, Matemática e Química, indicando a necessidade da formação de professores nestas Áreas.
Neste cenário educacional, a interiorização das Universidades trouxe grandes avanços no que diz respeito ao acesso ao Ensino Superior. No entanto, dados recentes apontam que o déficit de professores formados na área em que lecionam ainda é muito grande. Segundo o Censo Escolar de 2015, na Bahia, apenas 29% dos professores tem formação na área em que atuam; e apenas 27% dos professores que lecionam física no Brasil tem formação na área. Na Região do Recôncavo da Bahia esse problema é visível, no entanto, com o passar dos anos o Curso de Licenciatura em Física do CFP/UFRB tem inserido no mercado de trabalho profissionais com alto grau de competência e contribuído para a melhoria do ensino de Física na Região.
No cenário em que o nosso Curso está inserido, a formação do professor de Física é relevante, também, pelo seu trabalho intelectual como agente transformador do seu meio, como proponente de situações de ensino que levem à produção do conhecimento físico e à compreensão da Física como aliada para identificar e entender problemas cotidianos, bem como facilitar a utilização de diversas tecnologias.
Base Legal
Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
Lei N° 12.796 de 4 de abril de 2013, que altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências.
Resolução CNE/CES 9 de 11 de março de 2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física.
Parecer CNE/CES n° 1304/2001, favorável à aprovação das Diretrizes Curriculares para os cursos de Física e do projeto de resolução.
Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Física, que define o perfil dos formandos, as competências e habilidades a ser desenvolvidas no curso, a estrutura do curso e os conteúdos curriculares.
Portaria Normativa nº 40/2007, que institui o e-MEC e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores.
Portaria Normativa MEC nº 23/2010, que Altera dispositivos da Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007.
Perfil do Egresso
Segundo as Diretrizes Curriculares para os cursos de Física, a Graduação em Física pode proporcionar a formação de profissionais com diferentes perfis de atuação, que por sua vez estão atrelados a um perfil amplo e geral. Nesse sentido, o documento aponta que:Segundo as Diretrizes Curriculares para os cursos de Física, a Graduação em Física pode proporcionar a formação de profissionais com diferentes perfis de atuação, que por sua vez estão atrelados a um perfil amplo e geral. Nesse sentido, o documento aponta que:
“O físico, seja qual for sua área de atuação, deve ser um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Em todas as suas atividades a atitude de investigação deve estar sempre presente, embora associada a diferentes formas e objetivos de trabalho”.
Assim, dentro deste panorama e levando em conta os perfis específicos, apontamos que o curso de Licenciatura em Física do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tem como objetivo formar o Físico-educador, que
"dedica-se preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica, como vídeos, “software”, ou outros meios de comunicação".
Competências do Egresso
De acordo com as Diretrizes Curriculares para os cursos de Física, a formação do Físico deve levar em consideração as perspectivas tradicionais de atuação profissional, bem como as perspectivas que emergem com o passar dos anos e, consequentemente, com o avanço científico, tecnológico e acadêmico. Nesse sentido, as Diretrizes apontam que “em uma sociedade em rápida transformação, como esta em que hoje vivemos, surgem continuamente novas funções sociais e novos campos de atuação, colocando em questão os paradigmas profissionais anteriores, com perfis já conhecidos e bem estabelecidos”.De acordo com as Diretrizes Curriculares para os cursos de Física, a formação do Físico deve levar em consideração as perspectivas tradicionais de atuação profissional, bem como as perspectivas que emergem com o passar dos anos e, consequentemente, com o avanço científico, tecnológico e acadêmico. Nesse sentido, as Diretrizes apontam que “em uma sociedade em rápida transformação, como esta em que hoje vivemos, surgem continuamente novas funções sociais e novos campos de atuação, colocando em questão os paradigmas profissionais anteriores, com perfis já conhecidos e bem estabelecidos”.
Assim, pensando na diversidade de atuação possível para o formando em Física, faz-se necessário uma qualificação profissional básica comum, que atenda as necessidades da graduação em Física, bacharelado ou licenciatura. Essas qualificações são estabelecidas pelas Diretrizes e definidas como competências essenciais dos profissionais de Física, que são apresentadas a seguir:
1. Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;
2. descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
3. diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;
4. manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;
5. desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos.