Fechar
Notícias Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA
Inscrições até 15/01/2024

Publicado: Domingo, 19 Novembro 2023 14:35 , Última Atualização: Terça, 16 Janeiro 2024 13:41 | Acessos: 713
imagem sem descrição.

Programa conjunto entre a Diretoria de Relações Internacionais – DRI e a Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e com a Comissão Fulbright. A iniciativa oferece curso intensivo em universidade nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais, para professores de língua inglesa em efetivo exercício nas escolas públicas de educação básica.

Tipo de programa

Objetivo

O Programa tem o objetivo de capacitar professores de língua inglesa que estejam em efetivo exercício nas escolas públicas de educação básica, oferecendo curso intensivo de 06 (seis) semanas em universidade nos Estados Unidos.

Os cursos destinam-se a promover o desenvolvimento profissional de professores de língua inglesa por meio:

• Do fortalecimento do domínio das quatro habilidades linguísticas - compreender, falar, ler e escrever em inglês;
  • Da imersão no cotidiano de um país de língua inglesa, ampliando sua capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma;
  • Do compartilhamento de metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem o aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem;

Modalidade de bolsa e benefícios

Modalidade de curso

• Aprimoramento em inglês, em nível intermediário I;
  • Aprimoramento em inglês, em nível intermediário II;

Benefícios:

• Passagem aérea internacional;
  • Ajuda de custo;
  • Reembolso da taxa de solicitação de visto (MRV);
  • Seguro saúde;
  • Deslocamento nos EUA: aeroporto/universidade/aeroporto;
  • Alojamento em instalações do campus universitário onde o curso será realizado;
  • Alimentação;
  • Taxas escolares
  • Materiais didáticos a serem utilizados nos cursos;
  • Passagem aérea nacional e hospedagem para participação na orientação pré-partida.

Duração

•  seis (06) semanas.

Inscrição

• As inscrições são gratuitas e efetuadas por meio do envio de documentos e preenchimento do formulário de inscrição online.

Requisitos e condições

I - Possuir nacionalidade brasileira. No caso de estrangeiro, ser residente no Brasil com visto permanente;

II - Ser professor concursado, com estágio probatório concluído e estar ministrando, no ato da inscrição e até a implementação da bolsa, aula de língua inglesa na rede pública federal, estadual, municipal ou distrital de educação básica;

III - Não estar afastado de suas atividades laborais em sala de aula no ato da inscrição e até a implementação da bolsa

IV - Realizar teste de avaliação de nível de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP.

V - Não receber ou não ter recebido bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas para objetivos similares ao deste Edital;

VI - Não ter participado de edições anteriores do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI/CAPL/Certificate), Programa de Professor Assistente de Língua Portuguesa nos EUA (FLTA) ou Ensino de Inglês como uma Língua Estrangeira (IOE); Programa de Desenvolvimento de Professores da Educação Básica no Canadá, Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda, ou do Programa SETEC-CAPES/NOVA.

VII - Possuir currículo cadastrado na Plataforma Freire, disponível no endereço eletrônico https://freire.capes.gov.br/.

A obtenção do passaporte em prazo hábil para a participação no programa, e, no mínimo, com validade até 31 de dezembro de 2024, é de exclusiva responsabilidade do candidato.

Links disponíveis

Contato: