Fechar
Notícias Nota da direção do CFP sobre as atividades durante a portaria 322/2020 da UFRB

Nota da direção do CFP sobre as atividades durante a portaria 322/2020 da UFRB

Publicado: Sexta, 03 Abril 2020 18:33 , Última Atualização: Sexta, 03 Abril 2020 18:33 | Acessos: 1027

A comunidade do CFP/UFRB

Desde o último dia 17 de março de 2020, as atividades acadêmicas presenciais foram suspensas (Resolução CONAC 08/2020) e as demais atividades estão realizadas de forma remota e apenas as extremamente necessárias estão ocorrendo de forma presencial (Portaria 322/2020).

No dia 26/03/2020 a UFRB divulgou o Plano de Contingência (https://www.ufrb.edu.br/portal/images/coronavirus/plano_contingencia_covid19_UFRB.pdf), contendo algumas ações do CFP.  Seguindo exemplo de outros centros, o CFP permanece ativo desde a vigência da Portaria 322/2020.

A partir desta data, a Direção e a Gestão do Centro, tem realizado uma série de atividades, entre elas reuniões com a Reitoria, Fórum dos Diretores/as da UFRB, Pró-reitorias e demais setores da UFRB.

Os setores administrativos do CFP têm atuado de forma contínua, apoiando Colegiados e Áreas de Conhecimento, além de solicitações da Direção e Gestões. Recentemente, o Núcleo Acadêmico compartilhou tutoriais para cadastro de documentos e processos administrativos.

O Núcleo Técnico Específico atua, entre outras atribuições, na transformação de álcool 99,5% em álcool 70%, para atender as necessidades emergenciais (https://ufrb.edu.br/portal/noticias/5787-ufrb-transforma-alcool-99-em-alcool-em-gel-para-atender-demanda-de-amargosa).

No dia 31/03/2020, a Direção do CFP se reuniu com coordenadores/as de curso, levantando possibilidades de ampliar as atividades durante a vigência da Portaria 322/2020. Além das atividades realizadas até o presente momento, os coordenadores/as se comprometeram em organizar um Plano de Atuação dos Colegiados do CFP durante a referida Portaria.  A Direção sugere aos/as coordenadores/as – e todos/as docentes dos cursos do CFP -  um rol de atividades – muitas delas extraídas das discussões do Viver CFP 2020 – e os colegiados enviarão os seus planos até a data de 7 de abril de 2020.

Seguem algumas atividades como sugestão:

1. Orientação dos TCC dos estudantes (grande gargalo da graduação);
  2. Grupos de Estudos online; (Estes devem ser registrados conforme orientações do Núcleo de Orientações de Programas e Projetos da PROGRAD, https://www1.ufrb.edu.br/nuprop/grupo-de-estudos);
  3. Reuniões online de colegiado;
  4. Reuniões online de NDE;
  5. Reuniões online de grupos de trabalho;
  6. Elaboração de projetos (de ensino, pesquisa e extensão);
  7. Produção de artigos, ensaios, relatórios, livros, etc.;
  8. Desenvolvimento de pesquisas;
  9.   Atualização do Currículo Lattes;
  10. Orientações de Monografias/Dissertações,
  11. Orientações online de extensão.

No dia 1º de abril de 2020, a Direção discutiu com os/as coordenadores/as de áreas de conhecimento do CFP diversas ações, sobretudo, a análise de PITs, RITs, Progressão Docente, Comissões para análise de projetos de pesquisa e extensão, dentre outras ações.

No dia 02 de abril de 2020, ocorreu a 140ª Reunião do Conselho Diretor do CFP, e entre outras coisas, informamos que a UFRB – através da Professora Paloma Pinho do CCS – criou um “Programa de Extensão de Acompanhamento e Enfrentamento a CoVid-19”, registrado na PROEXT. A ideia é que ações de extensão que dialoguem diretamente com a temática da Covid-19 sejam vinculadas a este Programa. A partir deste Programa, outros centros de ensino da UFRB, tem atuado no sentido de promover ações.

No caso dos podcasts, a exemplo do CAHL, os/as docentes e técnicos/as poderiam contribuir dentro das suas áreas de formação e/ou pesquisa, dada as amplas possibilidades: na química, explicações sobre o processo de produção e transformação de álcool 99% e 70% ou o papel da utilização da água e sabão na higienização, etc.; a pedagogia na discussão do uso EAD durante o período de isolamento social; a matemática, entre outras coisas, na explicação da projeções de avanço e contenção do vírus; na libras, na produção de material didático; na letras/literatura no diálogo sobre obras literárias... Enfim, possibilidades são amplas.

Direção/Gestão do CFP

03 de abril de 2020