Pesquisador dos EUA discute no CAHL relação som e imagem na produção cinematográfica
Em tempos de novas tecnologias e hipervelocidade no tráfego de informações e dados pela internet, é difícil imaginar o cinema sem som. Não é para menos. Afinal, a música tem poder de criar uma sensação de emoção no filme. O som intensifica o que o cineasta quer mostrar visualmente e serve para dar uma qualidade surreal à obra cinematográfica.
Foi o que destacou o professor norte-americano Bill Nichols, na conferência “Stop, look, listen: the sound of documentary film” (“Pare, olhe, escute: o som do filme documentário”), que fez parte das atividades do I Seminário Internacional Ouvir o Documentário – Músicas, vozes e ruídos, realizado na última quarta-feira (24), no Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira.
Nichols, que além de teórico do estudo sobre cinema, atua na prática como diretor de documentário, discutiu a relação da imagem/som desde os primórdios da cinematografia. Para ele existe diferença em mostrar um mesmo filme com som e sem som, pois a música tem um papel vital na construção cinematográfica.
Idealizado pelos grupos de pesquisa Laboratório de Investigações Sonoras (UFRB) e Laboratório de Análise Fílmica (UFBA), o evento teve como objetivo reunir pesquisadores que discutam acerca dos aspectos sonoros do documentário. Responsável pelo grupo de pesquisa que está promovendo o evento, o professor do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB Guilherme Maia disse que o objetivo é retirar um pouco a primazia da imagem no estudo sobre cinema. Ele acredita que, apesar de não ser muito estudado, o som é tão importante na produção do documentário quanto a imagem.
O seminário se divide em duas etapas com atividades nas cidades de Salvador e Cachoeira. Nessa primeira fase que ocorreu dias 23 e 24 de outubro, foram realizadas palestras do professor Bill Nichols na Faculdade de Comunicação (FACOM), na UFBA, e no CAHL. A segunda parte do evento será realizada entre os dias 22 e 24 de novembro e conta com exibição de filmes, mesas redondas, grupos de trabalho e apresentações artísticas.
A ideia é promover uma reflexão acerca da importância da relação entre a trilha sonora e os elementos visuais na produção cinematográfica. Para isso o evento busca possibilitar uma troca, trazendo pesquisadores de instituições nacionais e internacionais que estudam a temática a fim de ampliar o campo do conhecimento.
Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL
Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia
Técnica-administrativa: Lelia Sampaio
Estudantes de jornalismo: Cínthia Pina, Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Bárbara da Rocha Novais