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Mudanças na Gestão do CAHL

Publicado: Quinta, 02 Março 2023 16:39

Prezada Comunidade do CAHL,

Começamos a nossa Gestão à frente da Direção em fevereiro de 2020. Como sabemos, poucas semanas depois, entramos numa fase de trabalho remoto que só terminaria completamente em 2022, não sem deixar suas marcas. Foram muitos aprendizados e desafios, mas o fato é que, ao longo desses três anos, realizamos muitas ações acadêmicas, administrativas e de infraestrutura, tais como:

  • Primeira etapa de qualificação do Prédio Dois de Julho, que começou a funcionar em fevereiro de 2023 com as aulas do Ateliê de Artes Visuais, assim como o NUDOC – Núcleo de Documentação e Memória do Recôncavo;
  • Conserto das calhas e telhados, Climatização das salas de aula e pintura do Pavilhão Leite & Alves;
  • Participação pioneira do CAHL na organização oficial da FLICA 2022 com presença, inclusive, na Curadoria do evento;
  • Retomada dos grandes eventos presenciais em nosso Centro, tais como o Fórum 20 de Novembro, o Reencôncavo e a Reconcitec;
  • Melhoria nas condições de permanência material com a aquisição, em parceria com a PROPAAE, de equipamentos como Geladeira e microondas para a sala do Movimento Estudantil;
  • Alocação de notebooks para todas as coordenações de Graduação e Pós-graduação, bem como as gestões acadêmicas;
  • Criação, em fase inicial de consolidação, do espaço de Autocuidado com ações para promoção do bem estar no Campus. Neste espaço, também são oferecidos os serviços de Psicopedagogia, fruto da parceria com o NUPI/PROGRAD
  • Alocação definitiva no âmbito do CAHL, do Acervo de Memória e Documentação (AMEDOC) um importante espaço de Pesquisa e um dos acervos mais importantes do País. O AMEDOC, fruto de cooperação da UFRB com a Fundação Clemente Mariani, terá uma Programação intensa de Pesquisa e Extensão ao longo desse ano de 2023;
  • Realização de concurso para novos Professores no CAHL nas áreas de Publicidade e Propaganda, Arqueologia, Psicologia, Artes, Cinema e está em curso o processo de preenchimento da vaga efetiva para o componente Libras, uma demanda histórica das licenciaturas do CAHL;
  • Acompanhamento das atividades remotas de ensino (ocorridas durante a fase mais aguda da pandemia) em nosso Centro. O Relatório da Comissão de Monitoramento incentivou a criação de outras ações, dentre elas, a Comissão para enfrentamento à evasão;
  • Criação da Comissão de Enfrentamento à Evasão com ações para o acesso, permanência e conclusão dos Cursos;
  • Apresentação da Proposta de Doutorado Interdisciplinar em Humanidades (Área de Concentração: Territórios, Identidades e Saberes);
  • Compra de Equipamentos para Instalação do Centro Multiuso Interdisciplinar de Pesquisa e Tecnologias em Desigualdades e Educação (Makerlab, Laboratório de Editoração e Processos Gráficos e Laboratório de Edição Audiovisual) no Prédio Dois de Julho – Recursos do FINEP – Modernização da Infra Estrutura Cientifica;
  • Melhoria do Auditório Tranquilino Bastos (limpeza dos carpetes, climatização, conserto de cadeiras, pintura)
  • Estreitamento do diálogo com a Comunidade externa;
  • Estabelecimento de diálogo com as prefeituras e câmaras de vereadores de Cachoeira e São Félix, assim como o Governo do Estado, quanto a parcerias institucionais e possibilidades de uso de prédios para a alocação de estruturas do CAHL.

Essas e outras ações contribuem para a Permanência Qualificada da Comunidade Acadêmica e são resultado de um trabalho coletivo implicado com o Projeto de uma educação pública de qualidade no Recôncavo. Estamos cientes, no entanto, de que ainda temos inúmeros desafios pela frente, tanto no que tange à infraestrutura do CAHL, quanto no que diz respeito a ações de fortalecimento acadêmico e melhorias administrativas, buscando alternativas de investimento para a consolidação efetiva do nosso Campus em Cachoeira e São Félix.

Importante salientar que todos esses avanços se deram diante de um cenário difícil, visto que, além da pandemia, vivemos um período de ataque às universidades federais, tanto no campo simbólico, quanto no campo material, com cortes de verbas e restrições de recursos como bolsas e mesmo a contratação de pessoal, deixando o nosso quadro técnico com um número reduzido para enfrentar tantos desafios.

Assim, só foi possível atravessar esses anos contando com o imenso protagonismo de servidorxs técnico-administrativxs, docentes e discentes que acreditam na importância de manter viva e pulsante a nossa UFRB.

Nesse começo de 2023, passaremos por algumas mudanças em nossa Gestão. Por questões pessoais alheias à nossa universidade, o Prof. Sérgio Guerra deixará a Assessoria da Direção, continuando a exercer a Vice Direção do Centro e a contribuir com nossa caminhada. A Professora Silvia Pereira assume como Assessora, deixando a Gestão de Extensão, onde vinha atuando de forma marcante. Para a função de Gestor de Extensão, passaremos a contar com o Prof. Antonio Mateus Soares.

 

Desejamos a Mateus e Silvia muito sucesso nessa nova etapa. Seguimos juntxs e em movimento!

 

Dyane Brito e Sérgio Guerra – Diretora e Vice-Diretor do CAHL

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