Belas histórias contadas pelas crianças de Mutuípe

Publicado: Terça, 21 Março 2023 10:05

Belas histórias contadas pelas crianças de Mutuípe

"Este livro apresenta importantes reflexões de crianças da região do Vale do Jiquiriça - Bahia, acerca do período em que, em função do isolamento social, decorrente da Covid-19, estiveram cerceadas do contato físico mais próximo, com colegas da escola, suas professoras e demais agentes do ambiente escolar, amigos, vizinhos e familiares que compõem a sua rede de afeto.
[…]

Certamente que a expressão de cada criança é singular, cada qual de nós é um mundo por si. A leitura dessa obra nos dá notícias importantes sobre o universo infantil e podemos não nos limitar na leitura e interpretação como algo particular de uma região, mas sim ampliar as nossas reflexões de maneira plural e pensarmos na capacidade infantil de perceber de maneira autêntica o que ocorre a sua volta.

Assim, convidamos os leitores a se emocionarem, como nós nos emocionamos na análise dos dados coletados durante a pesquisa ao ler e entender o estado emocional que as crianças expressaram, mostrando o que vigorava naquele momento específico.

Entendemos que conhecer o que as crianças interpretaram sobre o distanciamento social e a Covid19, é uma maneira legítima de nos resgatarmos ou nos aproximarmos da nossa humanidade, que algumas vezes, fica esquecida quando nos ocupamos tanto tempo tentando dar conta das demandas do universo adulto" (Equipe de Pesquisadores).

Download gratuito