Mobilidade em países de língua portuguesa - estudantes da UFRB podem participar!

Mobilidade aulp

Estudantes de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) podem participar do programa de mobilidade acadêmica da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) - que inclui nove países de língua portuguesa e Macau (RAEM, China). A UFRB é associada à AULP.

O objetivo da participação de estudantes da UFRB é ampliar o alcance de intercâmbio com outras instituições de países de língua portuguesa e Macau (RAEM), promovendo o fortalecimento das ações de internacionalização nas instituições envolvidas.

As inscrições de interessados acontecem até o próximo dia 1º de maio, pelo portal mobilidade-aulp.org. Para participar o estudante interessado deve realizar pesquisa por conta própria nos cursos que lhe interessam, observando o país e a Instituição de Ensino Superior (IES) de destino. Para isso, é necessário fazer um registro na Plataforma oficial do programa no link mobilidade-aulp.org/candidaturas/procedimento.

Posteriormente, deverão inserir os dados pessoais e anexar os documentos solicitados. A candidatura submetida será analisada e caso o discente seja aceito, será comunicado por e-mail. Se não receber aceite, poderá se candidatar em outro momento.

O Programa Mobilidade AULP é o primeiro programa de mobilidade acadêmica a abranger exclusivamente o intercâmbio de estudantes entre instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau (RAEM, China). Através do Programa Mobilidade AULP é estabelecida uma cooperação entre instituições de ensino superior, espalhadas por todo o mundo lusófono, permitindo que os estudantes possam usufruir de uma experiência em mobilidade internacional.

Despesas

O intercâmbio dura seis meses e os estudantes aceites terão direito a isenção de “propinas” (taxas acadêmicas). Conforme disponibilidade da instituição de acolhimento, será disponibilizado alojamento em residência universitária, ou similar, bem como as refeições (em algumas instituições). Caberá aos estudantes arcar com os custos envolvendo as passagens aéreas (ida e volta), emissão de passaporte e visto, manutenção no país estrangeiro, seguro saúde e demais custos para a realização do intercâmbio.

Estudantes aceitos poderão concorrer a algumas bolsas disponibilizadas pela AULP, desde que cumpram os requisitos estabelecidos, conforme indicado no link mobilidade-aulp.org/candidaturas/bolsas.

Sobre a AULP

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional que promove a cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores. A AULP abrange mais de 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor e Macau.

Mais informações em mobilidade-aulp.org.