HOMENAGEM: Seminário na UFRB em Cachoeira aborda o centenário da Revolução Russa
O campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) na cidade de Cachoeira realizou nos dias 29, 30 e 31, o seminário nacional “100 anos da Revolução Russa – Tudo que é sólido se desmancha no ar?”, no auditório do Quarteirão Leite & Alves, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).
A iniciativa foi realizada pelo Grupo de Pesquisa e Estudos Marxistas (GEPM) em conjunto com a Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), sindicato dos servidores técnico-administrativos na UFRB (Assufba), Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) e Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).
Para o professor Bruno Durães, membro do GEPM e integrante da Comissão organizadora, a proposta de homenagear um grande marco histórico mundial que completa 100 anos foi alcançada.“A revolução russa abalou o mundo e foi realizada pelos proletários e pela população em geral e primou pela auto-organização, tanto de trabalhadores da área urbana quanto de camponeses, consolidando uma nova etapa social, política e cultural, além de deixar um exemplo histórico e político de que é possível enfrentar a hegemonia capitalista e balançar suas estruturas”, afirma.
No último dia de evento, a programação contou com as temáticas da Revolução Russa e as lutas anticoloniais na África e na América Latina, a Revolução Russa: socialistas, proletários, campesinos, anarquistas e outros grupos e a Revolução Russa ontem e hoje. O evento faz parte da programação do Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas (Epmarx) que terá sua IX Edição esse ano entre os dias 21 e 23 de novembro na Universidade Federal de Pernambuco. Quem não esteve presente no evento pode conferi-lo na página da WebTv da UFRB.
Redes Sociais