BIBLIOTECA VIRTUAL EM MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA (BVS-VET)

Publicado: Sexta, 16 Março 2012 15:38

A Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia (BVS-Vet) é uma das principais ferramentas de auxílio aos pesquisadores, alunos de graduação e pós graduação, docentes e profissionais da área. É um espaço virtual com interface amigável e objetiva que reúne dados e informações de interesse da comunidade científica, médicos veterinários e zootecnistas brasileiros e, também, da sociedade. Facilita o acesso aos principais sites, bases de dados e conteúdos relacionados à área, incentivando a comunicação científica em acesso aberto e aumentando a autonomia e independência do pesquisador, através da criação de um canal de comunicação dinâmico entre as bibliotecas e os cientistas.

Indexa e divulga a literatura científica nacional, ausentes nas bases de dados internacionais, bem como, integra os sistemas de informação especializados, utilizando o compartilhamento de recursos e a cooperação de esforços entre as bibliotecas participantes, promovendo o acesso eficiente à informação e permitindo maior visibilidade da produção científica nacional. Opera como uma coleção descentralizada e dinâmica das fontes de informação e trabalha como uma rede de produtos e serviços em Internet, de maneira a atender às necessidades de informação de autoridades, administradores, pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e público em geral. Se distingue do conjunto de fontes de informação da Internet por obedecer a critérios de seleção e controle de qualidade.

Além da disseminação das informações relacionadas à Medicina Veterinária e Zootecnia, a Biblioteca Virtual também as conserva como memória, divulgando de maneira eficiente os trabalhos nacionais para que possam ser citados e para que lancem luz sobre a pesquisa científica brasileira, promovendo-as a fim de estimular novos trabalhos e descobertas.

A BVS-Vet é coordenada pela Biblioteca Virginie Buff D’Ápice, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ/USP) , tem como parceiros a BIREME — Centro Latino Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde e o CRMV-SP — Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado e de São Paulo.
Endereço: Av. Prof. Do. Orlando Marques de Paiva, 87, 05508-270 São Paulo, Brazil · Obter orientações
Telefone: 1130917921

Website: http://www.bvs-vet.org.br

Fonte: Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia (BVS-Vet)