Guia de cadastro de serviços nos sites institucionais
Sumário
2. Checklist - quais são os serviços que devem ser cadastrados e os que não devem ser cadastrados
3. Como melhorar o texto do seu serviço (linguagem simples)
Instruções de preenchimento do formulário de cadastro de serviços
Nome do Serviço
O nome do serviço deve sempre indicar uma ação. Assim, inicie o nome do serviço com um verbo adequado para a ação docidadão. Há certa flexibilidade para escolher o verbo adequado, mas algumas sugestões podem ajudar:
- Utilize o verbo SOLICITAR quando o cidadão pedir um documento ou serviço que exija análise do órgão antes que seja atendido;
- Utilize o verbo EMITIR quando o cidadão pedir um documento ou serviço que seja entregue sem necessidade de análise ou trâmite interno no órgão.
Exemplo:
- Solicitação de Seguro-Desemprego (errado)
- Solicitar Seguro-Desemprego (correto)
Quem pode utilizar este serviço?
Marque o tipo de público interessado no serviço:
- Estudantes;
- Professores;
- Técnicos-Administrativos;
- Qualquer Pessoa (sociedade em geral, inclusive público interno).
O que é?
Neste campo, descreva o serviço atendendo às seguintes orientações:
- Escrever, preferencialmente, frases curtas e em ordem direta.
- Escrever, preferencialmente, apenas 1 parágrafo, com o máximo de objetividade e clareza.
- Utilizar palavras simples e usuais, evitando, ao máximo, termos técnicos e jargões (jurídico, financeiro etc.).
- Se houver sigla, escrevê-la por extenso.
Etapas para a realização deste serviço
O objetivo deste campo é guiar o cidadão, de modo claro e objetivo, para que ele obtenha o serviço com facilidade. O texto deve ser estruturado como um “passo a passo”. Para isso, siga as instruções gerais a seguir.
- Numere as etapas;
- Utilize verbos no infinitivo (clicar, escolher, visualizar, gerar);
- Construa cada uma das etapas seguindo uma sequência de “o que fazer” e “como fazer”, de acordo com a instrução: Numeração da etapa > O que fazer > Como fazer.
Exemplo:
1 - Acessar o sistema XXX Online a partir do link: YYY
Quanto tempo leva?
Informe o prazo para conclusão do serviço (recebimento do produto pelo cidadão).
Qual o link para o serviço online?
Caso o serviços seja digital, insira o link para o sistema ou formulário de solicitação.